Beleza e Bem Estar, Dicas

Como é que a mudança da hora afeta a nossa pele?

Como é que a mudança da hora afeta a nossa pele? 2

A primavera chegou e com ela vem a mudança de época mais aguardada do ano. Aproveitaremos o sol durante mais horas, mas também teremos de esperar que a nossa pele se reajuste. Dizemos-lhe como isso a irá afetar.

De acordo com a H2oConcept, com a chegada da primavera temos de vos avisar que mover os vossos relógios uma hora para a frente tem consequências para a nossa pele, porquê? Por duas razões simples, primeiro porque a partir de agora estaremos mais expostas à luz solar e, segundo, o nosso corpo tem de se reajustar à mudança das horas de sono.

As mudanças que serão percetíveis a olho nu são, principalmente, que a sua pele terá um aspeto mais baço pela manhã, como resultado de um ligeiro aumento da secreção de cortisol, a hormona do stress, devido ao ajustamento que o nosso corpo está a fazer para se habituar ao novo horário de sono. Os níveis de melanina também serão alterados porque, especialmente durante os primeiros dias, será difícil entrar no novo ciclo e poderemos ter mais dificuldades do que o habitual em adormecer. Isto resultará em frequentes despertares precoces refletidos em olheiras e uma ligeira desidratação e falta de elasticidade na pele, especialmente no rosto.

O que podemos fazer para estar preparadas?

Para contrariar os efeitos negativos da mudança do tempo na nossa pele, precisamos de ser informadas (é por isso que chegou até aqui) e preparadas. O nosso primeiro conselho a este respeito é de respeitar as suas horas habituais de sono. Isto pode parecer muito óbvio, mas se marcar uma hora de dormir e uma hora de acordar com antecedência, será mais fácil manter as horas de sono que tem estado a cumprir até agora e durante todo o inverno.

 

Em segundo lugar, é importante manter-se hidratada. A dica de manter uma garrafa de água à mão é mais importante do que nunca nos dias de hoje, porque quanto mais "damos de beber ao nosso corpo", mais fácil será manter a desidratação da pele à distância.

 

Em terceiro lugar, cuidado com o que come. Evite os alimentos ricos em gorduras e açúcares que afetam a pele do nosso rosto, que é a mais sensível às mudanças. Mantenha uma alimentação saudável com jantares leves que também a ajudam a não se sentir pesada e a adormecer mais facilmente.

Evite ir para a cama com o seu telemóvel na mão. Está provado que receber estímulos através do nosso ecrã de smartphone torna« mais difícil de adormecer, que é exatamente o que estávamos a tentar evitar ao tentarmos forçar-nos a definir horários de sono fixos para os dias após a mudança.

 

Proteja-se do sol, agora mais do que nunca. Já atingimos o horário que também vamos manter no verão e, portanto, a radiação solar na nossa pele estará no seu auge nesta altura do ano. E como não precisamos de repetir quão prejudicial é a exposição excessiva ao sol, só podemos recomendar que tenha sempre um bom creme protector solar na sua casa de banho.

 

Use cosméticos que a ajudem a combater a desidratação, vermelhidão e olheiras. Selecionámos um pequeno kit de beleza para se adaptar às novas necessidades que a sua pele adquiriu com a mudança do tempo e com a chegada da primavera.

Como é que a mudança da hora afeta a nossa pele? 2

Fonte: WomensHealth