Beleza e Bem Estar

Epilação e Depilação: entenda as diferenças, mitos e cuidados de cada método

epilação imagem

Apesar de pouco familiar, o primeiro terma refere-se aos procedimentos mais duradouros de remoção dos pelos.

Pode ser que nunca tenha ouvido falar em epilação, mas é mais comum do que imagina! A epilação nada mais é do que a retirada dos pelos desde a raiz do bulbo piloso, enquanto a depilação atinge apenas a epiderme, a camada mais superficial da pele.
Não existe nenhum método que remova 100% dos fios para sempre. O que acontece é que os fios começam a falhar após algumas sessões, mas será necessário fazer uma manutenção de tempos em tempos.

Então, como surgiu o termo e quais são as diferenças ?

A remoção de pelos é feita desde a Antiguidade com um instrumento de metal chamado estrígil.
Com o avanço das técnicas depilatórias, veio a necessidade de separá-las em dois tipos:

A depilação envolve o uso de lâminas, cremes depilatórios e aparadores elétricos que só tiram o pelo rente a pele, enquanto a epilação pode ser feita com laser, cera fria e quente, linha, pinça ou máquinas epilatórias.
Outra diferença está na duração dos resultados, pois a epilação remove os pêlos até à raíz e eles só voltam a crescer depois de 20 a 30 dias, necessitando de uma nova sessão.
Além disso, os fios passam a crescer mais finos e ralos enquanto a depilação com lâminas costuma durar poucos dias.


Como funciona a epilação a laser?

O procedimento é realizado através dos cromóforos, que são conjuntos de átomos responsáveis pela cor da pele, sendo a melanina o alvo do laser. Portanto, nem todos os aparelhos podem ser usados em todos os tipos de pele.

Pêlos brancos ou muito claros, muitas vezes, não podem ser tratados eficazmente com a epilação a laser. Em pacientes de pele negra, existem lasers específicos que podem ser utilizados para a remoção, visando não causar danos ao paciente. Portanto, pessoas com bronzeados intensos ou fototipos mais elevados podem correr o risco de sofrer queimaduras se a potência (fluência) correta e o tipo de laser adequado não forem aplicados.

Antes de passar pelo laser, a biomédica menciona que alguns protocolos exigem a realização da “tricotomia (raspagem) dos pelos com lâmina, cerca de 1 a 2 dias antes da aplicação do laser”, a fim de tornar a área de tratamento mais visível.

Existe contraindicação para a epilação com cera?

De maneira geral, existem apenas duas restrições para a técnica da epilação com cera: quando a pessoa é alérgica a algum componente presente na cera e em casos de lesões ou qualquer tipo de perda de integridade na região onde o produto será aplicado, pois a remoção da camada superficial da pele poderia prejudicar essas condições.

Nessas situações, é aconselhável aguardar a restauração da pele, incluindo a resolução de problemas como vermelhidão ou queimadura de sol.

Cuidados gerais antes e após a remoção dos pêlos

  1. Pessoas com alergias devem passar por uma avaliação médica para determinar se a epilação com cera é segura para elas.
  2. Para a preparação da primeira epilação com cera, vindo da lâmina, é necessário aguardar um período de pelo menos 15 dias para permitir o crescimento adequado dos pelos.
  3. Após a epilação, é importante evitar a exposição solar nas primeiras 48 horas para evitar o risco de manchas na pele.
  4. Evite tomar banhos muito quentes nas primeiras 24 horas após a epilação, a fim de não sensibilizar a pele.
  5. É aconselhável trocar as toalhas de banho após a epilação para evitar a proliferação de fungos ou bactérias.
  6. Também é recomendável evitar o uso de roupas muito justas, pois elas podem abafar e irritar a região que foi epilada.


Fonte: GShow