Dicas

Uma pele saudável e 10 alimentos para combater os seu envelhecimento

Para uma pele saudável, além dos cuidados externos que há a ter com a mesma, a alimentação desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde deste órgão e no combate ao envelhecimento precoce.
Neste âmbito, certos alimentos podem fornecer nutrientes essenciais e antioxidantes que protegem a pele contra danos causados pelos radicais livres, ajudam a manter a sua hidratação e promovem uma aparência mais jovem.

1. Abacate

O abacate é rico em ácidos gordos ómega-3, vitamina E antioxidantes, que cooperam na hidratação da pele, reduzem a inflamação e combatem os danos causados pelos radicais livres.


2. Peixes gordos, como salmão e sardinha

Peixes gordos são fontes de ómega-3, que contribui para a saúde da pele, reduzindo a inflamação e mantendo-a hidratada.


3. Frutos vermelhos, como morango, mirtilo e framboesa

Ricos em antioxidantes, como as vitaminas C e E, os frutos vermelhos ajudam a combater os radicais livres, melhoram a circulação sanguínea e são promotores de uma pele radiante.

4. Nozes e sementes

Nozes, amêndoas, chia e linhaça são fontes de ácidos gordos ómega-3 e vitamina E, que auxiliam na hidratação, elasticidade e firmeza da pele.


5. Vegetais de folhas verdes, como espinafre e couve

Estes vegetais são ricos em vitaminas A, C, E e antioxidantes, que ajudam a proteger a pele contra danos causados pelo sol, estimulam a produção de colagénio e melhoram a textura da pele.

6. Tomate

O tomate contém licopeno, um antioxidante poderoso que protege a pele contra os raios ultravioleta, cooperando contra o envelhecimento causado pelo sol.


7. Chocolate negro

O chocolate negro, com alto teor de cacau, é rico em antioxidantes flavonoides, que melhoram a circulação sanguínea e protegem a pele contra danos causados pelos raios UV.


8. Chá verde

O chá verde é uma excelente fonte de polifenóis e antioxidantes, que ajudam a reduzir a inflamação, combater os radicais livres e promover a elasticidade da pele.


9. Cenoura

A cenoura é rica em betacaroteno, que é convertido em vitamina A no organismo. A vitamina A é essencial para a renovação celular da pele e contribui para um tom de pele saudável.

10. Água

Embora não seja um alimento, a hidratação adequada é essencial para manter a pele saudável. A água ajuda a eliminar toxinas, promove a elasticidade e previne a desidratação da pele.

Fonte: LifestyleSapo