Dicas

Usa cremes mas tem as rugas cada vez mais vincadas?

imagem demonstrativa de rugas para noticia

Em vez de apostar em produtos de luxo, é melhor repensar os hábitos alimentares. Aquilo que come pode estar a piorar a situação.

Muitos afirmam que “os 30 são os novos 20”, mas todos gostariam de impedir os inevitáveis sinais da passagem do tempo. Por isso, assim que as primeiras rugas aparecem, muitas mulheres vão a correr comprar os cremes mais caros do mercado, na tentativa de as eliminar. Porém, evitar que a situação piore pode passar por algo bem mais simples (e barato) — optar por deixar de lado alguns alimentos.

A alimentação e o estilo de vida condicionam a aparência da nossa pele, e também podem potenciar os sinais do envelhecimento precoce. Isto implica uma dieta equilibrada, bem-estar físico e mental, muito exercício, boas noites de sono e muito cuidado com os raios ultravioleta.

É também importante garantir a hidratação, através da ingestão de água, mas também ter uma alimentação nutritiva e que tenha uma ação anti-inflamatória e antioxidante. Porém, tanto ou mais importante do que identificar os melhores alimentos para a saúde da pele, é perceber aqueles que só estão a deixá-la flácida e envelhecida. Alguns até podem ser óbvios, mas outros nem tanto.

Os produtos processados e com açúcar, sobejamente conhecidos pelos efeitos nefastos no organismo, pertencem ao grupo dos alimentos que deve evitar. No entanto, não são os únicos. 
Os lacticínios, considerados essenciais em algumas fases da vida, podem ter um impacto negativo na epiderme. “O leite de vaca, devido à proteína que tem, aumentam a oleosidade e provocam alterações na pele”, explica a nutricionista Mariana Abecassis.

No entanto, a razão também se prende com o facto do possuir lactose, composto por duas moléculas de açúcares simples — glicose e galactose. Com o avançar da idade existe uma diminuição da produção de lactase e, consequentemente, a dificuldade em digerir a lactose. Por isso, os especialistas em dermatologia acreditam que quando isto acontece, o açúcar acaba por não ser digerido de forma eficaz, causando inflamação no organismo.

No entanto, para um resultado mais eficaz, é também importante evitar os fatores que contribuem para o envelhecimento da derme, como a “exposição solar excessiva, desidratação, o tabaco e certos tipos de alimentos que favorecem o stress oxidativo e a perda de elastina e colagénio”.
Mas há outro problema. É que com o avançar da idade os níveis desta proteína no organismo baixam, o que acaba por tornar a pele mais flácida e com mais rugas.

O melhor a fazer é apostar em alimentos ricos em colagénio e que, por isso, podem ajudar a prevenir o aparecimento das rugas e ainda deixar a pele mais firme, elástica e com um aspeto jovem.
“As carnes brancas e a gelatina são duas das opções.” Pode também apostar em alimentos ricos em vitamina C. Papaia, kiwi, laranja, brócolos, pimento, grelos e agrião são algumas das sugestões da especialista. O leite e os seus derivados não são os únicos alimentos que devem ser evitados por quem quer retardar envelhecimento da pele.

Fonte: NewInOeiras